terça-feira, abril 16, 2013

Rali de Portugal 2013...

Tal como manda a tradição, fomos ao Rali de Portugal. A preparação e os treinos tinham sido feitos em Fafe.
Quinta feira, 10 da manhã, com a Megane a abarrotar, abalámos em direcção à emoção. Pelo caminho e porque a jornada era "dura", Almeirim contou com a nossa presença e lá fizemos o esforço de aviar sopa da pedra e a desconhecida sopa de 3 por 1 (para quem não sabe significa que é usada a faca, colher e garfo). Chegados à base das operações, uma churrascada iniciou as hostilidades para este fim de semana de mundial de ralis
Sexta feira, fomos até Ourique, uma PE já nossa conhecida e para uma zona com uma sequência de curvas muito rápidas, onde a habilidade dos pilotos é posta à prova. Apesar de alguns "observadores" especialistas na coisa afirmarem  a pés juntos que esteve mais gente a assistir, pois nós dizemos o contrário, ou seja, menos gente, muito menos gente e estivemos em ZE's. É a crise e a culpa é do mister Bean e do seu capataz com nome de láparo.
Mas, tirando esse aspecto do público, este foi sem dúvida o melhor rali dos últimos anos em qualidade de carros e pilotos. WRC's, RRC's, e outros C's, o espectáculo foi uma constante. Mesmo os DS3 R3Te os Fiesta R2 mantinham os verdadeiros apaixonados nos troços até ao fim.
Do ponto de vista desportivo, o capotanço de Ostberg e o problema do Sordo depressa comprometeram a luta pelos lugares cimeiros, ainda que se percebesse que este rali era mais uma prova de resistência do que um sprint, com os pilotos da VW a chegarem aos primeiros lugares e a manterem-se por lá, com alguma oposição do eterno segundo, Hirvonnen, que está numa de terminar e esperar melhores dias para o seu Citroen.




A armada Ford limitou-se a esperar pelos erros dos da frente. Ogier é cada vez mais um Loeb, tal o estilo de condução e rapidez. Esperemos que isto não se venha a tornar monótono.
Do ponto de vista organizativo, o ACP continua a pecar pelo exagero, principalmente pelas ordens que dá aos marshall's, que se acham com poder para fazer o que querem, esquecendo-se que há muitos filhos de velhas sem paciência para os aturar. Já os GNR´s estão a ficar mais "compreensivos", conforme tivemos oportunidade de comprovar. Andámos a marchar juntos ou quê? Resposta dum jovem guarda a um pequeno desaguisado connosco.  Mas é bom dizer que não são todos iguais e na 6ª feira estivemos num local espectacular com a total colaboração do agente que percebeu estar a lidar com gente responsável. Episódio caricato, aconteceu no domingo, quando um gnr nos pediu para recuarmos 10 metros, porque segundo o marshal (que era quem mandava ali, dizia o guarda) estávamos a correr perigo e se calhar colocávamos em risco os carros e pilotos. Esta cena passou-se na recta após a ZE 28 numa encosta a cerca de 25 metros da estrada. Com um bocado de jeito o homem tinha mandado sair  os bombeiros e inter's que estavam na escapatória. A imbecilidade tem limites, mas a culpa maior é dos paranóicos da segurança, que na maior parte das vezes se armam ao cagalhão.
Já agora e a propósito de 2014 e da possibilidade da prova vir para o centro e norte, vamos ver, mas é bom que nos lembremos que se por um lado aqui aconteceram os melhores momentos das provas de ralis, também foi aqui que mais problemas houveram, incluindo a saída do mundial. Além de que em termos hoteleiros e acomodações estas zonas estão muito longe do Algarve e Alentejo. E nós até somos de Coimbra. E que fixe seria ver a nata dos organizadores, controladores e outros desta região a aplicar os seus conhecimentos no terreno. A ver vamos...
Às vezes meter o "almarjão" no Vale da Rata, dá Sarilhos
Quanto a nós, este ano montámos o quartel general em Castro Verde e foi sem dúvida excelente, porque andámos metade do habitual nas deslocações para as especiais. Comemos e bebemos muito (verde de Fafe) e acima de tudo passámos quatro dias de bom convívio e a ver rali. Pena que só haja um destes por ano em Portugal.
Presentes: Jorge Faria, Rui Pereira, Lúcio Pereira, Fernando Oliveira e João Miranda



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