domingo, abril 07, 2013

WRC Fafe Rali Sprint 2013

Confesso que sou avesso a ver desportos motorizados com multidões. Apesar disso ontem os Borregolas estiveram em Fafe para assistir à 2ª edição do WRC Rally Sprint. Depois duma subida tipo parede de alguns quilómetros, chegámos ao final da especial. Impressionante. Desde o salto até ao stop, não se via um espaço em terra, só gente. Milhares de pessoas, animadas à espera dos bólides. Não havia tristeza, só boa disposição, como se aquele local fosse assim uma espécie de paraíso.
Só não percebo qual é o interesse das pessoas se embebedarem, muitos deles já estavam próximo do coma e muitos outros nem se lembravam do que tinham lá ido fazer. É preciso haver rali de Portugal, para beberem? O beber é como "dar quecas" ou mijar, é sempre que se tiver vontade...  
De repente surge um helicóptero, com aspecto de ser uma espécie de Ferrari dos céus. Lá de dentro saíram os organizadores do ACP e Jean Todt, actual presidente da FIA. Deslocaram-se até ao salto, falaram e tiraram fotos com os espectadores. Tenho a certeza que o Todt, que aliás conhece este troço do tempo em que foi navegador, ficou tal como eu, impressionado. Ninguém fica indiferente perante esta "aficion". Tenho que confessar, que os espectadores portugueses estão muito mais educados e respeitam as regras que muitas vezes lhes são impostas num claro excesso de zelo. Talvez seja melhor assim!

Mas o verdadeiro espectáculo estava no Confurco. As encostas estavam apinhadas de gente. A passagem dos carros era um êxtase de gritos, apitos e espanholadas alucinantes, verdadeiros orgasmos.
Os pilotos ajudaram à festa e tenho a certeza não esquecerão este espectáculo.

E no Algarve, vai ser assim? Não. E aqui caímos na realidade. O paraíso de repente acabou. Voltamos à triste normalidade. Mas não falemos dessas merdas...
No nosso caso depois duma difícil descida até ao carro, tanta era a gente, rumámos a Guimarães, onde nos esperava um "pica no chão de cabidela" acompanhado de muito verde branco e rematado por um leite creme a preceito. Não podia haver melhor final, para nós o paraíso só acabou aqui.
À, já me esquecia, que durante o caminho até ao pito comprámos 12 litros de verde branco que irão viajar até terras do Baixo Alentejo e Algarve a partir de 5ª feira para acompanhar o resto do rali.
E vivam os ralis, em Fafe, Arganil ou no Algarve. 
Borregolas: Rui, Lúcio, Faria, J. Miranda e Aquiles.

Sem comentários: