segunda-feira, janeiro 29, 2007

Promoção e desporto motorizado

O team Riga Rally Raid é um exemplo da aposta que as cidades ( estado ) fazem na promoção através do desporto motorizado, neste caso o TT. Equipa caracterizada pelo seu protótipo de nome OScar, pintado de amarelo, aliás presença habitual nas provas portuguesas. Este ano estiveram à partida do Lisboa Dakar com uma vasta equipa composta por 1 moto, 3 carros e 3 camiões. No caso do carro, aliás dos mais bonitos do pelotão e com linhas muito semelhantes às do Pajero é um exemplo de resistência terminando todas as provas onde participa. Mas, sem dúvida o que mais se destaca é o facto de o patrocinador principal ser o municipio de Riga, capital da Letónia. Aqui fica um bom exemplo para cidades portuguesas votadas ao esquecimento e que desta forma apareceriam em todos os media do mundo, valendo mais que campanhas publicitárias, bastante mais caras e sem resultados.

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Buggy Desert


Quem assistiu ao Lisboa Dakar viu pela primeira vez o Buggy Desert, um carro construido para pilotos a solo. A base da navegação é igual à das motos.
Este carro com chassis multitubular cujo autor é J L. Shlesser, monta um motor Porsche com 250 cv e caixa sequencial de 5 velocidades. Para os que participaram neste Dakar pagaram 99.000€ e apenas levaram o fato, o capacete e compraram a viagem de regresso a casa, tudo o resto estava incluido no preço. Muito interessante, tendo em conta a fiabilidade do carro e o retorno para os patrocinadores pelo facto de ser um piloto a solo.
Mas Phillipe Gache o autor deste projecto criou um programa para 2007 que inclui 6 provas, a saber: Baja de Itália, Rali da Tunisia, Transibérico, Baja de Espanha, Rali de Marrocos e Baja de Portalegre, com tudo incluido, por 160.000€.
Tendo em conta os valores de alguns dos projectos de pilotos portugueses, claramente mais caros e sem grandes resultados, esta é uma possibilidade a considerar.

Se houvesse por aí uns patrocinadores, "É que era já a seguir !!!"

sábado, janeiro 13, 2007

Os americanos no Lisboa Dakar

A área de serviço de Boliqueime na via do Infante foi o local de assistência para alguns dos americanos que estão no Dakar deste ano. Robbie Gordon e Ron Bailey estiveram lá com as suas assistências. Realçe para R. Gordon que apesar do enorme staff não se coibiu de sujar as mãos e era vê-lo a trabalhar ao lado dos mecânicos. Não podemos deixar de referir a simpatia de todo team do espectacular Hummer para com os curiosos com um "Até para o ano ".

Lisboa Dakar 2007

Estivemos no Lisboa Dakar 2007. Ao contrário do ano passado a organização este ano decidiu fazer etapas tipo circuito. A 1ª na zona da Comporta foi um pesadelo para os espectadores. Às 7h 30m da manhã de sábado ficámos parados no IC2 a cerca de 15 km de Grândola numa fila de carros sem fim. Solução, pegar no mapa e partir à descoberta pelo meio da mata sem referências até descobrirmos um excelente a local a tempo de vêr o 1º concorrente na pista. Etapa de Monchique foi mais fácil dado que não nos enfiámos na confusão e descobrimos um local também espectacular longe das ZE's. Recomendação à organização: juntar 400.000 ??? pessoas num local sem acessos que mais parecia um funil dá jeito para o espectáculo mas, o resultado final é muito fraco. Qual foi o defeito das etapas em linha do ano passado? Não estraguem o está bem feito. Quanto ao espectáculo em si, soberbo. A passagem dos primeiros com realce para Carlos Sousa e Carlos Sainz foi realmente empolgante. Aqui ficam algumas fotos:
























terça-feira, janeiro 02, 2007

????!!!!!


O meu objectivo é chegar ao Lago Rosa!
Palavras deste piloto participante no Rali Lisboa Dakar 2007.
Boa sorte!!!!!!??????