terça-feira, abril 16, 2013

Rali de Portugal 2013...

Tal como manda a tradição, fomos ao Rali de Portugal. A preparação e os treinos tinham sido feitos em Fafe.
Quinta feira, 10 da manhã, com a Megane a abarrotar, abalámos em direcção à emoção. Pelo caminho e porque a jornada era "dura", Almeirim contou com a nossa presença e lá fizemos o esforço de aviar sopa da pedra e a desconhecida sopa de 3 por 1 (para quem não sabe significa que é usada a faca, colher e garfo). Chegados à base das operações, uma churrascada iniciou as hostilidades para este fim de semana de mundial de ralis
Sexta feira, fomos até Ourique, uma PE já nossa conhecida e para uma zona com uma sequência de curvas muito rápidas, onde a habilidade dos pilotos é posta à prova. Apesar de alguns "observadores" especialistas na coisa afirmarem  a pés juntos que esteve mais gente a assistir, pois nós dizemos o contrário, ou seja, menos gente, muito menos gente e estivemos em ZE's. É a crise e a culpa é do mister Bean e do seu capataz com nome de láparo.
Mas, tirando esse aspecto do público, este foi sem dúvida o melhor rali dos últimos anos em qualidade de carros e pilotos. WRC's, RRC's, e outros C's, o espectáculo foi uma constante. Mesmo os DS3 R3Te os Fiesta R2 mantinham os verdadeiros apaixonados nos troços até ao fim.
Do ponto de vista desportivo, o capotanço de Ostberg e o problema do Sordo depressa comprometeram a luta pelos lugares cimeiros, ainda que se percebesse que este rali era mais uma prova de resistência do que um sprint, com os pilotos da VW a chegarem aos primeiros lugares e a manterem-se por lá, com alguma oposição do eterno segundo, Hirvonnen, que está numa de terminar e esperar melhores dias para o seu Citroen.




A armada Ford limitou-se a esperar pelos erros dos da frente. Ogier é cada vez mais um Loeb, tal o estilo de condução e rapidez. Esperemos que isto não se venha a tornar monótono.
Do ponto de vista organizativo, o ACP continua a pecar pelo exagero, principalmente pelas ordens que dá aos marshall's, que se acham com poder para fazer o que querem, esquecendo-se que há muitos filhos de velhas sem paciência para os aturar. Já os GNR´s estão a ficar mais "compreensivos", conforme tivemos oportunidade de comprovar. Andámos a marchar juntos ou quê? Resposta dum jovem guarda a um pequeno desaguisado connosco.  Mas é bom dizer que não são todos iguais e na 6ª feira estivemos num local espectacular com a total colaboração do agente que percebeu estar a lidar com gente responsável. Episódio caricato, aconteceu no domingo, quando um gnr nos pediu para recuarmos 10 metros, porque segundo o marshal (que era quem mandava ali, dizia o guarda) estávamos a correr perigo e se calhar colocávamos em risco os carros e pilotos. Esta cena passou-se na recta após a ZE 28 numa encosta a cerca de 25 metros da estrada. Com um bocado de jeito o homem tinha mandado sair  os bombeiros e inter's que estavam na escapatória. A imbecilidade tem limites, mas a culpa maior é dos paranóicos da segurança, que na maior parte das vezes se armam ao cagalhão.
Já agora e a propósito de 2014 e da possibilidade da prova vir para o centro e norte, vamos ver, mas é bom que nos lembremos que se por um lado aqui aconteceram os melhores momentos das provas de ralis, também foi aqui que mais problemas houveram, incluindo a saída do mundial. Além de que em termos hoteleiros e acomodações estas zonas estão muito longe do Algarve e Alentejo. E nós até somos de Coimbra. E que fixe seria ver a nata dos organizadores, controladores e outros desta região a aplicar os seus conhecimentos no terreno. A ver vamos...
Às vezes meter o "almarjão" no Vale da Rata, dá Sarilhos
Quanto a nós, este ano montámos o quartel general em Castro Verde e foi sem dúvida excelente, porque andámos metade do habitual nas deslocações para as especiais. Comemos e bebemos muito (verde de Fafe) e acima de tudo passámos quatro dias de bom convívio e a ver rali. Pena que só haja um destes por ano em Portugal.
Presentes: Jorge Faria, Rui Pereira, Lúcio Pereira, Fernando Oliveira e João Miranda



domingo, abril 07, 2013

WRC Fafe Rali Sprint 2013

Confesso que sou avesso a ver desportos motorizados com multidões. Apesar disso ontem os Borregolas estiveram em Fafe para assistir à 2ª edição do WRC Rally Sprint. Depois duma subida tipo parede de alguns quilómetros, chegámos ao final da especial. Impressionante. Desde o salto até ao stop, não se via um espaço em terra, só gente. Milhares de pessoas, animadas à espera dos bólides. Não havia tristeza, só boa disposição, como se aquele local fosse assim uma espécie de paraíso.
Só não percebo qual é o interesse das pessoas se embebedarem, muitos deles já estavam próximo do coma e muitos outros nem se lembravam do que tinham lá ido fazer. É preciso haver rali de Portugal, para beberem? O beber é como "dar quecas" ou mijar, é sempre que se tiver vontade...  
De repente surge um helicóptero, com aspecto de ser uma espécie de Ferrari dos céus. Lá de dentro saíram os organizadores do ACP e Jean Todt, actual presidente da FIA. Deslocaram-se até ao salto, falaram e tiraram fotos com os espectadores. Tenho a certeza que o Todt, que aliás conhece este troço do tempo em que foi navegador, ficou tal como eu, impressionado. Ninguém fica indiferente perante esta "aficion". Tenho que confessar, que os espectadores portugueses estão muito mais educados e respeitam as regras que muitas vezes lhes são impostas num claro excesso de zelo. Talvez seja melhor assim!

Mas o verdadeiro espectáculo estava no Confurco. As encostas estavam apinhadas de gente. A passagem dos carros era um êxtase de gritos, apitos e espanholadas alucinantes, verdadeiros orgasmos.
Os pilotos ajudaram à festa e tenho a certeza não esquecerão este espectáculo.

E no Algarve, vai ser assim? Não. E aqui caímos na realidade. O paraíso de repente acabou. Voltamos à triste normalidade. Mas não falemos dessas merdas...
No nosso caso depois duma difícil descida até ao carro, tanta era a gente, rumámos a Guimarães, onde nos esperava um "pica no chão de cabidela" acompanhado de muito verde branco e rematado por um leite creme a preceito. Não podia haver melhor final, para nós o paraíso só acabou aqui.
À, já me esquecia, que durante o caminho até ao pito comprámos 12 litros de verde branco que irão viajar até terras do Baixo Alentejo e Algarve a partir de 5ª feira para acompanhar o resto do rali.
E vivam os ralis, em Fafe, Arganil ou no Algarve. 
Borregolas: Rui, Lúcio, Faria, J. Miranda e Aquiles.