domingo, dezembro 30, 2012

domingo, dezembro 16, 2012

domingo, dezembro 02, 2012

24 horas de Fronteira 2012

Como não podia deixar de ser as 24 horas de Fronteira de 2012 contaram com a nossa presença, mais uma vez a ver os outros a divertirem-se atrás da roda. Mas não pensem que não nos divertimos, é um dia diferente, porque vemos carros durante todo o dia sem sair do sitio e isso não acontece em mais nenhuma competição.
Seis da matina e toca de vestir e preparar parte da tainada. Assar a batata a murro! Oito horas e depois de empurrarmos montes de tralha para dentro da megane lá saímos com a temperatura entre os 0 e os 2 graus, prometia o dia no Alentejo. 
Dez e trinta chegámos a Fronteira e o mais importante, comprar uma aguardente velha, porque o vento e o frio eram companheiros para mais esta jornada de luta. De seguida a visita à padaria da terra para comprar casqueiros alentejanos e a visita às boxes que este ano estavam um luxo, dado que o alcatrão substituiu a lama de anos anteriores. Pelo caminho uma cigana bem gira quis vender umas botas timberland e até nos chamou "amori" várias vezes...

Paddock
O eterno UMM
Peugeot 504
Renault 5 - uma das grandes máquinas

As 24 horas de Fronteira são sem dúvida uma festa, porque nenhuma outra competição junta carros tão diferentes  no aspecto, na preparação e na idade. Desde buggy's novos em folha até a uma velhinha Peugeot 504 com um motor que trabalha como relógio suíço e que mal se houve, há de tudo um pouco. Mas a verdade é quem lá anda se diverte e isso é o que mais importa. Pena temos nós de não fazer o mesmo.
Ainda assistimos à chegada da prova de resistência dos buggys e de seguida partimos para o nosso poiso, verdadeiro camarote num monte alentejano. 
Camarote
Montar a tenda, acender o fogareiro, assar as chouriças de aperitivo e aviar duas garrafas de vinho para aquecer a alma e principalmente o corpo. Enquanto esta função  era desempenhada a preceito, o bacalhau, asa branca da Noruega ia assando, com o branco dos lombos a mudarem de cor e a pedirem azeite fervido com muito alho e alecrim, com a batata a condizer (à pois é, não fazemos a coisa por menos)  e temos que aproveitar porque os trafulhas do governo andam por aí a ver se nos põem a pão e água. 
O inicio das 24 horas



Já aviávamos a tibornada quando os gloriosos malucos das máquinas do tt começaram a passar. Comer um petisco destes e ver carros é do melhor...
Foi até tocar com dedo, beber café bem quente e aviar a aguardente, acompanhando assim mais quatro botelhas de precioso néctar tinto de diversas origens (doc). 
A preparação do banquete
Almoço

A tibornada

Borregolas longe do perigo perto da emoção...
Este só calça "pneus" de marca
Ainda fomos até ao castelo, para "desmoer", ponto obrigatório de visita desde sempre e local de passagem espectacular dado que os carros chegam ali bastante depressa.
Nova ida às boxes e aquela hora, já noite, metade dos carros estavam no estaleiro com problemas, situação que também é muito interessante de assistir.


Anoitecer junto ao castelo  
Nove horas da noite e por causa dum borregola que não podia falhar um compromisso no domingo, não pudemos ver o nascer do dia em Avis tal como previsto desde o "ano anterior" e assim fomos obrigados a dormir em casa e mais uma vez a não ver a chegada das 24 horas. Em 2013 a prova vai ser nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro...
O mais importante é que foi um dia bem passado, com boa companhia, boa comida e bebida e a ver carros de competição. 
Até para o ano!