sábado, janeiro 12, 2008

Lisboa Dakar 2008


Quem diria que a 30ª edição do Dakar iria correr desta forma. Apesar de ser ponto assente que a 1ª etapa ia dar merda da grossa, pelo facto do Alberto Gonçalves esse grande projectista e iniciador de etapas em regime de coutada a ter desenhado na Companhia das Lezirias e Campo de tiro de Alcochete, limitando o acesso a 100.000 espectadores, sendo que a maioria seria a escumalha da linha ( a merda que asssite ao ténis e outros eventos do género ) e os ditos convidados, que todos juntos não sabem o que é o Dakar ( alguns acham que deve ser o novo perfume da ISL ).
Então e os outros, os verdadeiros adeptos do desporto automóvel? Aqueles que fazem parte do espectáculo com a sua participação, alegria e bom comportamento. Onde queriam estas bestas que os outros 500.000 espectadores se enfiassem. Pagamos impostos, logo temos o direito de assistir a uma prova de estrada, nem que para isso tivessemos que nos chatear.
Os verdadeiros adeptos recusavam-se a alinhar na carneirada que a Lagos Sport queria impor.
Pela nossa parte a disposição era entrar a qualquer custo.
Mas, foi verdadeiramente espectacular, o movimento de protesto e de anti Lagos Sport ( Alberto Gonçalves ), que se gerou, em particular no fórum do Autosport.
Pela nossa parte colaborámos criando cartazes de protesto em que o " Burro do Lisboa Dakar ", deu o mote.
Já começo a pensar que o SIS achou que iria haver uma verdadeira revolução e então inventaram a história dos terroristas.
Mais a sério, a história está muito mal contada. Sarkosy tem alguma na manga. A ASO está feita com o governo françês e criaram esta manobra de diversão e vão justificar o fim do Dakar tal como existe actualmente. Não ficaríamos admirados se em 2009 um rali semelhante saisse dum país dum outro continente. O dinheiro a muito obriga e deve haver grandes interesses para isto acontecer.
O que os sacanas dos franciús mereciam era que ninguém se inscrevesse numa futura prova que organizassem, a não ser que partisse de Lisboa e terminasse em Dakar ou num qualquer pais africano.
Dentro de algum tempo iremos perceber as verdadeiras razões desta farsa.
Lamentamos a situação muito grave em que grande parte dos concorrentes ficaram.
Quem vai pagar isto?
E o governo português, o que disse? Nada! Bico calado como é apanágio dos nossos governantes quando os poderosos do mundo falam e nos tratam como merda.
O desporto ficou muito mais pobre.
O Dakar ficará nas nossas memórias como a grande aventura dos tempos modernos.