sábado, setembro 29, 2007

Rali de Marrocos

Quando falta apenas uma etapa para o final do rali de Marrocos, Ruben Faria lidera destacado nas motos. Carlos Sousa desceu para 4º em troca com Al-Attiyah em BMW. A diferença de Sousa para o lider Carlos Sainz é de 37'39s. Elizabete Jacinto continua sozinha nos camiões preparando o Dakar.

quarta-feira, setembro 26, 2007

Rali de Marrocos


Os portugas estão em grande no Rali de Marrocos. Ruben Faria lidera a classificação nas motos e Carlos Sousa é 3º classificado a 13.03 de Carlos Sainz, após a disputa da 2ª etapa. Excelentes prestações dos nossos pilotos sendo também desde já um bom teste para o Lisboa Dakar. Elizabete Jacinto corre sozinha nos camiões.

terça-feira, setembro 25, 2007

Rali do Centro de Portugal 2007


Assistimos ao Rali do Centro no último fim de semana, prova a contar para o europeu da modalidade. 34 inscritos e só portugueses. Esta lista mostra bem a crise que a modalidade vive em Portugal. É incompreensível que neste país um desporto já de si caro continue a ser tratado desta forma. A quem interessa esta situação? Porque razão as taxas de inscrição, licenças desportivas, etc, são tão caras. Para que serve este dinheiro? O que faz a FPAK com todo este lucro? Quem paga a organização das provas são os pilotos e respectivas equipas. Veja-se o exemplo do TT. Taxas de inscrição de 2.000€!?! Aquela que já foi a modalidade rainha deste país, tem listas de inscritos de 40 carros. Só pode haver gente a ganhar muito dinheiro com esta situação. E quando der o estoiro, como vai ser?
Os clubes estão todos calados porque tem medo de perder as organizações de provas. Os pilotos não se revoltam, o público cada vez é menos. Está bem assim?
Estamos em Portugal país pobre e cheio de parasitas e corruptos ( também aqui no desporto motorizado ). Porque razão não se junta o nacional com o open e clássicos. Ficam alguns clubes a berrar porque não organizam. Paciência. Vale mais isso do que não termos nada.
Quanto ao rali em si a luta pelo 1º lugar foi a mais animada deste ano, com J P Fontes mais próximo de B Magalhães. Andamento espectacular foi o de P Antunes ao volante do C2 que nada tinha que ver com os restantes carros do troféu. Por fim um reparo ao CAMG, relativamente ao troço do Espinhal, em que o piso nos kms iniciais não tinha alcatrão, mas sim buracos e pedras soltas. Realmente os actuais pneus são muito resistentes.
Apesar de tudo balanço positivo.














JM

domingo, setembro 16, 2007

Colin Mcrae


Há já algum tempo que não colocava posts e hoje faço-o porque um dos pilotos que mais admirei desde que vejo ralis, Colin Mcrae, morreu. Ironia do destino o piloto mais "louco", que não conhecia a frase " levantar o pé ", andava a fundo do principio a fim das provas, teve acidentes bastante violentos, morreu a pilotar um helicóptero. Para a história ficarão as passagens sempre de lado e a fundo nos troços de rali. Mesmo no TT onde andar depressa e de lado é coisa rara, Colin dava espectáculo, como documenta a foto tirada durante o último Transibérico ao volante da Nissan. Depois do abandono dos ralis, o TT foi o passo seguinte e a sua contratação pela X raid BMW, iria concerteza trazer à modalidade muito espectáculo. Mas, a inovação era parte integrante da sua vida sempre ligado ao desporto automóvel, como prova o Mcrae Enduro, troféu com um carro diferente e inovador para o TT. Muito haveria a dizer deste grande piloto. Morreu o homem nasceu o mito. Até sempre Colin.